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2016 trouxe dificuldades, mas também lições valiosas

2016 trouxe dificuldades, mas também lições valiosas
1 Jan 17

Última alteração - 11/07/2017 16:48:49

Por incrível que pareça, o ano praticamente terminou e sobrevivemos à crise!

 

Diante das diferentes “pedras” que encontramos no caminho - e não foram poucas! - estamos frente a frente com a oportunidade de olhar para os desafios sob óticas diferentes!

O caminho mais óbvio é focar em tudo que não deu certo: a economia em decadência, a falta de credibilidade no País, a inflação em alta, desemprego, restrição de crédito e por aí vai. Sem dúvida nenhuma, é uma visão sombria, desmotivadora, que em nada contribui com as empresas, que ficam perplexas e sem saber o que fazer.

 

Por outro lado, existe outra possibilidade, talvez pouco atraente e muito mais trabalhosa. É a perspectiva de que está em nossas mãos a retirada das pedras e pedregulhos do trajeto, ou até mesmo das rochas, para continuar a caminhada. A queda nas vendas, a redução de custos ou reavaliação de estratégias funcionam como força motriz para abusca de novas alternativas, impulsionando a saída obrigatória da zona de conforto para obtermos os resultados almejados.

 

Apostando que a minha escolha e a sua sejam a segunda opção e estejamos orientadas para: “o que podemos fazer para superar os obstáculos?”, sugiro algumas reflexões para aproveitarmos o pouco tempo que nos resta para o balanço de 2016:

  • Nunca se pensou tanto na hora de “colocar a mão no bolso”! O que fazemos com essa realidade? Componha preços e formas de pagamento que favoreçam o desejo de compra do cliente.

 

  • A ordem do dia tem sido inovar principalmente na hora de comprar. E agora? Identifique oportunidades para a venda de novos produtos/serviços que atendam à demanda atual.

 

  • É difícil vislumbrar alternativas quando fazemos tudo sempre igual. Acha que não existe saída para o seu problema? Compartilhe com outros empresários suas dificuldades, ouça sugestões, pense fora da caixa, reinvente-se!.

 

Assim como nós, o cliente quer fazer mais com menos. O que isso significa? Oferecer soluções e/ou produtos otimizados e customizados. Ele também está vivendo os mesmos desafios que nós, então, sejamos empáticos e identifiquemos o que gostaríamos de encontrar numa próxima compra e vamos colocar em prática a mudança!

Marcia Guimarães é psicóloga e sócia da e2d, empresa especialista em desenvolvimento empresarial, por meio de soluções em prospecção e comercialização de produtos e serviços de alto valor agregado. http://e2d.com.br/